REORDENAMENTO DO COMÉRCIO - GOVERNADOR PROVINCIAL INAUGURA MERCADO DO MUNDIAL EM CACUACO
O Governador Provincial de Luanda, Luís Manuel da Fonseca Nunes, procedeu, na manhã desta sexta-feira, 19 de Dezembro, no município de Cacuaco, bairro dos Pescadores, à inauguração do Mercado do Mundial, uma infra-estrutura destinada a melhorar as condições de comercialização e organização do comércio do pescado.
A inauguração do mercado enquadra-se no âmbito do Programa de Reordenamento do Comércio (PRC), que visa promover a formalização da actividade comercial, garantir melhores condições de higiene e segurança alimentar, bem como dignificar o trabalho das vendedeiras e comerciantes. No mesmo âmbito, o Governador Provincial anunciou que, no primeiro trimestre de 2026, terão início os trabalhos de reabilitação e requalificação do Mercado dos Congoleses, no município do Rangel, e do Mercado dos Correios, no município do Kilamba Kiaxi.
A infra-estrutura recém-inaugurada é composta por Gabinete Administrativo, Secretaria-Geral, Tesouraria, Talho, Instalações Sanitárias, Economato, Área de Supervisão, zonas de comercialização de produtos agrícolas, da cesta básica e do pescado, zona de tratamento e recolha de resíduos sólidos, área de carga e descarga do pescado para viaturas, bem como uma sala de alfabetização das vendedeiras.
Com a inauguração do Mercado do Mundial, o município de Cacuaco passa a dispor de um espaço moderno e organizado, que permitirá a comercialização de produtos derivados do pescado em condições adequadas de higiene, segurança e salubridade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento local.
A cerimónia foi testemunhada pelo Vice-Governador para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto; pelo Vice-Governador para o Sector Político e Social, Manuel António Gonçalves; pelo PCA do Porto de Luanda, Alberto António Bengue; pelo Administrador Municipal de Cacuaco, Fernando Francisco João; entre outras entidades e individualidades convidadas.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA