INEFOP REALÇA PAPEL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EMPREGABILIDADE
O Vice-Governador para o Sector Político e Social, Manuel António Gonçalves, procedeu, nesta quinta-feira, 11 de Dezembro, ao encerramento do Ciclo Formativo 2025, realizado sob o lema “Formação Profissional, 50 anos ao serviço da empregabilidade e desenvolvimento do capital humano em Angola”.
O acto, realizado no Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional do Município do Kilamba, contou com as palavras de boas-vindas do Administrador Municipal Adjunto para a Área Política, Social e das Comunidades, André Chioco.
De acordo com os dados apresentados pelo Chefe de Serviços Provincial de Luanda do INEFOP, Miguel Silva, foram formados, em Luanda, 100.412 técnicos em diversas especialidades, com destaque para Informática, Canalização Industrial, Cabeleireiro, Pastelaria, Massagem e Estética, Medições e Orçamentos, Língua Inglesa, Electricidade de Alta Tensão, Frio e Climatização, entre outras áreas que contribuem para a dinamização do mercado de trabalho.
No seu discurso de encerramento, o Vice-Governador sublinhou o compromisso do Executivo na valorização da formação técnico-profissional, enquanto ferramenta estratégica para a inclusão socioeconómica e para o desenvolvimento do capital humano nacional.
O momento foi igualmente marcado por mensagens de agradecimento apresentadas pelos formandos, pela homenagem a funcionários e formadores, bem como pela entrega de certificados aos recém-formados. À margem do evento, as entidades presentes realizaram uma visita guiada à feira expositiva de projectos e produtos de Formação Profissional.
Participaram no acto o Director-Geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, representantes da comunidade local e demais convidados.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA