luanda.gov.ao
 
Política
03 Novembro de 2022 | 14h11 - Actualizado em 03 Novembro de 2022

SESSÃO ESPECIAL DO CONSELHO DE MINISTROS APROVA PLANO INTEGRADO DE INTERVENÇÃO DA PROVÍNCIA DE LUANDA

O Plano Integrado de Intervenção da Província de Luanda para os próximos cinco anos, orçado em mais de cinco bilhões de kwanzas,foi aprovado pelo Conselho de Ministros hoje, 3 de Novembro, em sessão especial, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

No final da sessão, o governador da província de Luanda, Manuel Homem, explicou à imprensa que o plano prevê a implementação de projectos nos domínios das infraestruturas, saneamento básico, macro e micro drenagem, das águas, da energia, bem como nos domínios das vias de comunicação, saúde e educação.
"O Plano irá permitir, já em 2023, que projectos paralisados há alguns anos voltem a ser concluídos, e que novos projectos também possam ser concretizados, reforçando as vias de comunicação de saída da província, como as do Benfica/Barra do Kwanza, Catete/ Maria Teresa e a de Viana para Caxito, vias consideradas prioritárias”.
No Plano Integrado de Intervenção da Província de Luanda consta igualmente um conjunto de obras que visam a requalificação de alguns bairros de Luanda, como o Marçal, Terra Nova, Bairro Popular, Camama, entre outros, bem como os projectos de requalificação da Marginal da Corimba e de instalação do caminho de ferro para o novo Aeroporto Internacional de Luanda.
Manuel Homem informou que a materialização do Plano Integrado de Intervenção da Província de Luanda contou com a contribuição de todos os departamentos ministeriais, que contribuem com mais de seis bilhões de kwanzas, além das despesas do Governo da província orçadas em mais de cinco bilhões de kwanzas.
As necessidades orçamentais do Governo Provincial de Luanda e dos ministérios estão acima de 12 bilhões de kwanzas para serem implementados durante o quinquénio 2022-2027.
"O que nós fizemos para a província de Luanda foi pegar nos projectos do PIIM, nos projectos especiais que Luanda, nos projectos que constam do Programa de Investimento Público, nos Recursos Ordinários do Tesouro que os ministérios têm para implementar na província, e nos projectos que o Governo de Luanda também tem nesses domínios para implementar no território”, explicou.
Apesar do Aprovado Plano Integrado de Intervenção da Província de Luanda dar início, oficialmente, no próximo ano, Manuel Homem disse que há trabalhos que já estão já a decorrer.
"Há tarefas concretas que estão a ser implementadas. Penso que os cidadãos de Luanda podem constatar. Existem vias interditas, porque estão em obras, e tem outros projectos de iluminação pública que nós hoje podemos ver. Por exemplo, a Fidel de Castro, está mais iluminada. São programas que foram retomados e estão já a ser executados”, concluiu.
Fonte: CIPRA


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais