luanda.gov.ao
Cultura
19 Janeiro de 2023 | 09h01

BIBLIOTECA 10PADRONIZADA NA PEDONAL APROXIMA LUANDENSES À LEITURA

Dois jovens amigos, Francisco Mapanda, mais conhecido por Dago Nível, e Arantes Kivuvu deram vida à pedonal da Robaldina, que era usada para venda de cigarro e whisky, tornando-a num espaço para leitura de livros, que, por si e pelos debates, chama a atenção dos pedestres e automobilistas.

A céu aberto, o barulho dos comboios, dos vendedores e dos taxistas que passam pela movimentada avenida Deolinda Rodrigues não atrapalha quem está absorvido pela leitura.
O lugar, antes dominado por um cheiro nauseabundo, está transformado num ponto de encontro saudável, com a abertura da biblioteca "10padronizada”, onde pessoas de todos os status se sentam, sobre um tapete de relvas, em pneus e bancos de madeira, para tirarem umas horas de leitura.
A ideia surgiu na época de restrições devido à pandemia de Covid-19, quando, em Setembro de 2020, Dago disse que o interesse das pessoas que os acompanhavam nas suas vendas era de ler livros.
Este facto fez com que os dois amigos decidissem, então, abrir uma biblioteca debaixo da pedenoal, recebendo, actualmente, mais de 50 pessoas por dia.
Inicialmente, a biblioteca continha 100 livros, mas hoje conta com mais de 3 mil volumes, recebidos de doações.
"Como estávamos no pico da pandemia, as pessoas procuravam um lugar para se entreter. Tivemos um bom _feedback_ do público, tendo em conta o impacto da nossa acção em deixar a pedonal limpa, que antes era utilizada para necessidades fisiológicas.”, explicou Dago.
Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial de Luanda.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais