luanda.gov.ao

Indicadores da Província

Dados oficiais de Luanda

População
9.079.811
Área
2.417 km2

Luanda é a capital de Angola, localizada na região centro-norte do país.

Segundo as projecções populacionais de 2022, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Província de Luanda conta com uma população de (9.079.811) habitantes, sendo a província mais populosa de Angola.

luanda O Governador Provincial

MANUEL GOMES DA CONCEIÇÃO HOMEM


Veja a Biografia completa Titulares do Governo Provincial
luanda Notícias
luanda entidades de tutela

As Entidades de Tutela são organizações autónomas que actuam em cooperação com o Governo Provincial de Luanda através de seu Conselho. As Entidades não são obrigatoriamente fundadas pelo Governo Provincial, porém são incorporadas sob a validade da Constituição.

ELISAL,  EMPRESA PUBLICA TITULADA PELO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA

Empresa Nacional de Construção de Infra-estruturas Básicas
Unidade Técnica de Gestão do Saneamento de Luanda (UTGSL)
luanda projectos estruturantes

Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.

Plano Integrado de Intervenção nos Municípios

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tem como objectivo materializar acções de Investimento Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD) e de Actividades Básicas (Act), com prioridade para as acções de carácter social, de modo a inibir o êxodo rural e promover o crescimento económico, social e regional mais inclusivo no País.
Programa de Investimento Público
Programa de Combate à Fome e a Pobreza

O Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza tem como objectivo reduzir o índice de pobreza em Angola e atingir uma percentagem de pobreza multidimensional inferior ou igual a 27 por cento até ao ano 2030.
Programa de Transferências Sociais Monetárias

O programa, de âmbito nacional, está a ser executado pelo FAS, com uma duração de três anos, que prevê beneficiar um milhão 608 famílias nas 18 províncias do país e conta com um financiamento global de 420 milhões de dólares (320 milhões atribuídos pelo Banco Mundial e 100 pelo Tesouro Nacional).

Publicações Especiais ver todas

Covid-19

Vacinação contra a Covid-19

04/08/2021

Legislação Vigente ver todas

Decreto Lei

Decreto Lei que regula os actos administrativos

Governo Provincial de Luanda atribuições


O Governo da Província de Luanda, é o Órgão desconcentrado da Administração Central do Estado. Que visa a nível local, assegurar a realização das atribuições e dos interesses específicos da Administração do Estado, dos cidadãos, das comunidades e das empresas, promover o desenvolvimento económico e social e garantir a prestação de serviços públicos na respectiva Província, sem prejuízo da autonomia do poder local autárquico, nos termos da Lei.

Saiba mais

LUANDA, CIDADE VIVA!

A Província de Luanda fica localizada no norte de Angola na faixa litoral e é constituída por 9 Municípios, 14 Comunas e 41 Distritos Urbanos. O clima é tropical húmido e a temperatura média anual é de 25ºc, com duas estações: a das chuvas e a estação seca. A diversidade marinha é abundante. Existem dois grandes rios, o Bengo e o Kwanza que rasgam a Província e desaguam no Oceano Atlântico. Luanda é a capital da República de Angola e já foi considerada uma das mais belas e animadas cidades da costa ocidental de África. Inicialmente chamada de São Paulo de Loanda. A sua fundação teve início a 11 de fevereiro de 1575.

 

A Província de Luanda é a mais populosa de Angola, com cerca de 9 milhões de habitantes, o que representa pouca mais de um terço (30%) da população do país. 

Saiba mais

Inscreva-se para actualizações do luanda

Siga o luanda nas redes sociais

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento do Governo Provincial