O Governo Provincial de Luanda, através do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, em parceria com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), realizou, nesta sexta-feira, 31 de Outubro, uma sessão de demonstração de equipamentos agrícolas, com vista a incentivar os produtores locais à modernização dos seus meios de produção e à melhoria da produtividade agrícola.
O acto, que teve lugar no município de Belas, contou com as palavras de boas-vindas do Administrador Comunal Adjunto da Barra do Kwanza, Avelino Valentim Manuel. Já a mensagem de encorajamento foi transmitida pelo Chefe de Departamento da Agricultura, Pecuária e Flora, Pascoal Manuel de Castro.
Durante a demonstração, foram apresentados motocultivadores, microtractores, tractores e alfaias agrícolas. Segundo o gestor de acompanhamento aos agricultores do FADA, Audemiro Figueiredo, os parceiros comerciais da instituição dispõem de equipamentos que podem ser adquiridos por agricultores individuais, cooperativas ou associações, mediante um financiamento acessível, com crédito de 10 a 50 milhões de kwanzas, período de carência de 1 ano, prazo de pagamento de 5 anos e taxa de juro de apenas 1%, com possibilidade de pagamentos semestrais ou anuais.
Para beneficiar do programa, o candidato deve possuir entre 5 e 20 hectares de terras cultivadas, devidamente comprovadas. Esta acção enquadra-se no Plano de Fomento Agrícola da Província de Luanda, que visa apoiar os produtores locais com tecnologia, financiamento e capacitação técnica, contribuindo, assim, para o aumento da produção interna e a redução da dependência de importações alimentares.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA