Cerca de 1.500 absorventes menstruais foram doados, na segunda-feira, às alunas em idade menstrual da Escola n.º 5093, localizada no bairro Vila Nova, no município dos Mulenvos. A acção foi protagonizada pela Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA) e insere-se no quadro das actividades alusivas ao Mês da Criança.
O evento contou com a presença do Administrador Municipal Adjunto para a Área Política, Social, Económica e Financeira dos Mulenvos, Miguel Pinto, da presidente da REMPA, Subcomissária Lisbela Carla Romão da Silva, e da médica ginecologista da Direcção do Serviço de Saúde da PNA, Intendente Estela Nele.
O Programa MAME, abreviatura de "Meu Absorvente Menstrual", é uma iniciativa do Governo Provincial de Luanda (GPL) que visa garantir o acesso a absorventes higiénicos de forma gratuita a meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade na província. O programa também busca promover a educação sobre saúde íntima feminina e a naturalidade do ciclo menstrual.
Objetivos do Programa MAME:
Garantir acesso a absorventes:
O programa visa garantir o acesso gratuito a absorventes higiénicos para meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade na província de Luanda.
Promoção da saúde íntima feminina:
Através de atividades de sensibilização e educação, o programa busca promover a saúde íntima feminina e a naturalidade do ciclo menstrual.
Redução da desigualdade de género:
Ao garantir o acesso a absorventes e promover a saúde íntima, o programa contribui para a redução da desigualdade de género e o empoderamento das mulheres.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA