Aconteceu na manhã de sexta-feira, 26 de Setembro, na sala de reuniões do CINFOTEC, no município do Rangel, o encontro de avaliação do primeiro ano de implementação do programa Jovens e Oportunidade de Bons Empregos (JOBE ANGOLA), uma iniciativa do Executivo angolano com o objectivo de inserir social e economicamente os jovens.
O programa JOBE ANGOLA foi lançado em Agosto de 2024, na província de Luanda, e ao longo deste primeiro ano estendeu-se para 11 províncias, tendo agora a pretensão de alcançar as demais províncias do país. Sob a orientação do Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, e na presença do Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão André Manuel, o encontro de apreciação do programa contou também com a presença do Vice-Governador para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, que participou na reunião de balanço e execução do programa ao longo das onze províncias, incluindo Luanda.
Durante a reunião, de formato técnico e participativo, a iniciativa do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), apresentou os resultados do primeiro ano de implementação, os desafios enfrentados, os métodos aplicados, bem como as perspectivas de expansão do programa.
Participaram ainda da reunião vice-governadores, administradores municipais, directores nacionais do Ministério da Administração do Território, directores nacionais do MAPTSS, directores de gabinete, chefes de departamento e coordenadores operacionais.
Importa salientar, que o programa JOBE ANGOLA é uma iniciativa do MAPTSS, financiado pelo Fundo Nacional de Emprego (FUNEA), com base no Decreto Presidencial n.º 226/23, de 5 de Dezembro, que operacionaliza as políticas activas do mercado de trabalho.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA