Teve início nesta sexta-feira, 24 de Outubro, na localidade da Barra do Cuanza, município de Belas, a 4.ª Edição da Feira do Agronegócio da Barra do Cuanza (FABAC), uma iniciativa da Administração Municipal de Belas, em parceria com a Cooperativa Agro-Pecuária e Pescas do Lombo (CAPPLO).
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Vice-Governador para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, que, na ocasião, destacou a importância da feira como plataforma de valorização da produção local e de incentivo ao empreendedorismo rural, sublinhando o papel estratégico do sector agrícola na diversificação da economia nacional.
Durante a visita guiada, o Vice-Governador inteirou-se dos diversos produtos e serviços expostos, com destaque para equipamentos e utensílios agrícolas, produtos agroquímicos, hortícolas, frutícolas, pescado e derivados de transformação alimentar, que evidenciam o potencial e a criatividade dos produtores locais.
A FABAC, que decorre até domingo, 26 de Outubro, integra no seu programa uma mesa-redonda sobre inovação no agronegócio, actividades recreativas e culturais, bem como uma gala de premiação dos expositores mais destacados.
O evento contou com a presença das Administradoras Adjuntas para as Áreas Social e Económica do Município de Belas, Manuela Ndombaxi Feijó e Manuela Godinho, respectivamente, do Administrador da Barra do Cuanza, Ibrahim Rocha, do Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado, Dorivaldo Adão, e de distintas individualidades ligadas aos sectores agrário, empresarial e cooperativo.
A Feira do Agronegócio Barra do Kwanza tem-se afirmado como um espaço de intercâmbio comercial e técnico entre produtores, investidores e consumidores, contribuindo para o fortalecimento das cadeias de valor agrícola, a promoção do emprego rural e a dinamização da economia local.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA