A província de Luanda controla actualmente sete cemitérios, onde, em média, são realizados de dez a cinquenta funerais por dia, consoante o período. Os dados foram avançados nesta sexta-feira, 31 de Outubro, pela Chefe do Departamento de Serviços Comunitários do Gabinete Provincial do Ambiente, Jacinta Teixeira, quando falava no âmbito da visita de monitorização dos espaços funerários da capital.
Segundo a responsável, a movimentação de cidadãos nos cemitérios tem vindo a aumentar nos dias que antecedem o 2 de Novembro – Dia dos Finados –, uma vez que muitas famílias têm antecipado as visitas e efectuado trabalhos de limpeza dos túmulos, tendo em conta que, este ano, a data coincide com um domingo.
Jacinta Teixeira lamentou ainda a ocorrência de actos de vandalismo em alguns cemitérios, apesar de reconhecer que a situação tem melhorado consideravelmente nos últimos tempos, e referiu que, para prevenir tais práticas, foram criadas brigadas de vigilância nos cemitérios, com o apoio da Polícia Nacional.
Por isso, aproveitou a ocasião para apelar às famílias e visitantes a que mantenham uma postura exemplar e respeitosa nos cemitérios, em homenagem à memória dos que partiram.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA