O Governo Provincial de Luanda comunica que tomou conhecimento, através dos canais internos, da situação relacionada ao desaparecimento do corpo do cidadão Hermenegildo Bango, depositado na Morgue Central de Luanda no passado dia 28 de Agosto.
Face à gravidade do facto, cumpre esclarecer:
1. De acordo com os dados apurados pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Residuos e Serviços Comunitários, organismo responsável pela referida morgue, tudo indica que ocorreu uma troca de cadáveres no processo de levantamento, entre os dias 30 de Agosto e 02 de Setembro, tendo uma das famílias recebido, de forma inadvertida, o corpo do malogrado.
2. O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Residuos e Serviços Comunitários, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), encontram-se a proceder aos contactos com todas as famílias que realizaram levantamentos no referido período, no sentido de se apurar os factos.
3. O Governo Provincial de Luanda manifesta a sua solidariedade e profundo respeito pela dor da família enlutada, reafirmando o seu compromisso com a verdade, a transparência e a reposição da legalidade.
4. O caso encontra-se sob investigação do SIC, que tudo está a fazer para o cabal esclarecimento da situação. Esgotadas as diligências em curso, serão tomadas outras medidas adequadas para garantir a responsabilização do caso.
O Governo Provincial de Luanda acompanhará de perto todo o processo, reforçando junto das autoridades competentes a necessidade de maior rigor na gestão e segurança dos serviços das morgues, de modo a evitar que situações semelhantes se repitam.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA, 5 DE SETEMBRO DE 2025.