Cor, alegria, vibração e intensa emoção marcaram o desfile competitivo da Classe A do Carnaval de Luanda – edição 2026, realizado na Nova Marginal de Luanda, consolidando-se como um dos momentos mais altos da maior manifestação cultural e popular da província.
Ao longo do desfile, os grupos carnavalescos demonstraram elevado entusiasmo, criatividade e profundo envolvimento cultural, proporcionando ao público um espetáculo vibrante, no qual a música, a dança e a expressão artística se conjugaram para celebrar a identidade e a diversidade cultural angolana.
O Semba afirmou-se como o estilo de dança predominante, sendo apresentado por nove (9) dos treze (13) grupos participantes da Classe A, reafirmando o seu papel central no património cultural nacional. Três (3) grupos desfilaram ao som da Kazucuta e um (1) grupo apresentou a Cabecinha, enriquecendo o cortejo com distintas expressões rítmicas, coreográficas e alegóricas.
Durante as exibições, com especial destaque para os grupos União Giza, Sagrada Esperança e Recreativo Kilamba do município do Rangel; União Operário Kabocomeu e Kazucuta, do município do Sambizanga; e União Juventude Unida do Kapalanga, do município dos Mulenvos, foram prestadas homenagens a figuras de relevo da cultura nacional, em reconhecimento pelo seu contributo na preservação, valorização e transmissão das tradições angolanas.
Lembrar que os desfiles competitivos das Classes Infantil, B e A reafirmam o Carnaval de Luanda como uma importante plataforma de promoção cultural, de coesão social e de afirmação da identidade nacional.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA