luanda.gov.ao
 
Política
14 Outubro de 2022 | 08h10 - Actualizado em 14 Outubro de 2022

MUNICÍPIO DA QUIÇAMA ACOLHE O ACTO CENTRAL DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER RURAL E ABERTURA OFICIAL DO ANO AGRÍCOLA 2022/2023

A aldeia da Mulemba, localizada na comuna da Muxima, município da Quiçama, acolheu nesta quinta-feira, 13 de Outubro, o acto central em alusão ao Dia Internacional da Mulher Rural, sob o lema: “Pelo Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, Empoderamos a Mulher no Meio Rural”.

A cerimônia que também marcou a abertura oficial do AnoAgrícola 2022/2023, na província de Luanda, foi prestigiada pela Ministra de Estado para área Social, Dalva Ringote, que esteve ladeada pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto e do Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem. 

A Ministra de Estado ao intervir no décimo primeiro fórum da Mulher Rural, disse que a homenagem da mulher no meio rural serve para traçar um quadro de reflexões e avaliações dos desafios que se impõe face à trajetória de entre os vários resultados agrícolas produzidos. 

Dalva Ringote assegurou que as principais soluções arquitetadas para lidar com a causa da mulher no meio rural têm envolvido políticas de governação participativa, tendo como referência os valores de auscultação da mulher rural para a sua incorporação nos instrumentos estratégicos do planeamento nacional.  

Para a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, a data visa reconhecer e enaltecer as mulheres que têm sido a maior força de trabalho no sector agro-pecuário. Estas mulheres, referiu, dedicam o seu tempo para produzir alimentos para as famílias, tendo como objectivo, escoar os produtos para os diferentes mercados. 

Por seu turno, o Governador de Luanda qualidade de anfitrião, fez saber que a província de Luanda pretende no presente Ano Agrícola 2022/2023, assistir mais de 23 mil 419 famílias com a participação de 94 associações de camponeses e cooperativas agrícolas, bem como mais de 2 mil 700 agricultores subdivididos em pequenos, médios e grandes. 

Manuel Homem realçou ainda que, para a campanha agrícola2022/2023, o governo através do Ministério da Agricultura e o FADA prevê a distribuição 250 toneladas de fertilizantes para minimizar as dificuldades dos municípios mais rurais da província com particular destaque para Quiçama, Icolo e Bengo, Cacuaco, Belas e Viana. 

O Ano Agrícola 2022/2023, na província de Luanda prevê o cultivo de 704,5 hectares com uma produção estimada de 170 mil 509 toneladas de produtos diversos de modo a aumentar a economia das famílias, tendo como base a criação do agronegócio com a criação de mais postos de trabalho. 

Importa informar que, o Dia Internacional da Mulher Rural foi Instituído pelas Nações Unidas na IV Conferência Mundial sobre a mulher, realizado na cidade de Beijing, China em 1996, com o objectivo de chamar atenção a todos os países para o papel da Mulher Rural no fortalecimento da sociedade e da economia. 

#luandanossacasacomum#
#luandaportodoeparatodos#


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais