luanda.gov.ao
Política
29 Setembro de 2022 | 12h09 - Actualizado em 29 Setembro de 2022

GOVERNADOR DE LUANDA GARANTE RECAPITALIZAR A ENCIB, PARA DAR RESPOSTAS AS NECESSIDADES DE MANUTENÇÃO DAS VIAS DA CAPITAL

O Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem visitou nesta quarta-feira, 28, de Setembro, a Empresa Nacional de Construção de Infraestruturas Básicas (ENCIB), afecta ao Governo da Província de Luanda, com objetivo de se inteirar do seu estado.

No terreno Manuel Homem inteirou-se do funcionamento do posto médico que atende os trabalhadores e a comunidade ao redor, da oficina e o refeitório, iniciativas que o deixaram satisfeito.

Depois de percorrer as instalações da empresa, o governante auscultou os trabalhadores da ENCIB, que solicitaram por escrito maior atenção na resolução dos salários em atraso, bem como a liquidação da dívida deixada pela antiga gestão junto do Instituto de Segurança Social egurança (INSS).

Para Roldão Pires o mais antigo funcionário da ENCIB, é preciso elevar a empresa para um patamar melhor, dando mais obras à empresa, para que ela consiga crescer e resolver os problemas de liquidez que enfrenta nos dias de hoje.

O Governador ressaltou a importância que a ENCIB representa para Luanda, por isso, confidenciou que já orientou a direcção a executar um plano de obras que responda as necessidades das infraestruturas da capital.

No encontro com os membros de direcção da empresa,  o Governante  reconheceu os esforços que está tem desenvolvido de um ano pra cá, cumprindo com os salários dos funcionários, pelo que  garantiu resolver o problema da dívida com o GPL, que ronda mais de dois mil milhões de kwanzas.  "Um passo importante para resolver os problemas dos trabalhadores e alavancar a empresa", sublinhou, ao defender que, a ENCIB deve continuar a desenvolver os trabalhos de manutenção e recuperação das vias secundárias e terciárias da Província de Luanda.

Por seu turno, o director geral da ENCIB, Lauriano Tchoia, acredita que a visita do Governador demonstra haver uma vontade de dotar a empresa com maior capacidade para realizar mais obras, augurando que ficaria satisfeito se conseguisse formar pelo menos 5 brigadas de equipamentos, apesar de ainda assim ser pouco para universo de Luanda.
"O melhor seria uma brigada para cada município", apelou, lembrando que os indicadores da empresa são animadores, basta haver mais obras para que a ENCIB volte a posicionar-se entre os melhores e recuperar a sua génese.

A visita do Governador à ENCIB, acontece em menos de 15 dias da sua tomada de posse ao cargo de Governador de Luanda, um sinal claro que é preciso contar com ENCIB, importante braço do GPL, para dar resposta dos problemas de  manutenção das vias e outros serviços básicos que a Província de Luanda carência. 

De realçar que a ENCIB é das primeiras empresas angolana, foi fundada em 1978, tem 44 anos de existência e conta com uma tradição no mercado da construção de infraestruturas básicas. Desde a sua criação para cá, a ENCIB, acompanha a trajetória da Província de Luanda e do País.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais