luanda.gov.ao
 
Informação
26 Março de 2023 | 20h03 - Actualizado em 26 Março de 2023

COMUNICADO FINAL

No dia 25 de Março de 2023, ocorreu o desabamento do edifício n.º 76-78, sito na avenida Comandante Valódia, Distrito Urbano da Ingombota, Município de Luanda. Em resposta, a Comissão Provincial de Protecção Cilvil desencadeou uma série de acções, consubstanciadas em buscas, resgate e remoção de escombros.  Importa realçar a realização de um trabalho preventivo, que teve lugar no dia 24 de Março do corrente ano, no período das 18 às 22 horas, em que se efectuou a sensibilização, evacuação e realojamento dos moradores do referido edifício.

Na madrugada do dia 25 de Março, à 1 hora e 57 minutos, deu-se o colapso total do edifício. Para as acções de buscas, resgate e remoção dos escombros, foram mobilizados 934 (novecentos e trinta e quatro) efectivos e 92 (noventa e dois) meios dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, da Polícia Nacional, dos Serviços de Investigação Criminal e de empresas públicas e privadas.

No prosseguimento das acções de buscas, resgate e remoção dos escombros, foram recuperados diversos bens materiais, sendo que alguns foram entregues aos proprietários, com destaque ao resgate de AKZ 134.719.000,00 (cento e trinta e quatro milhões, setecentos e dezanove mil kwanzas), que se encontram sob custódia das autoridades.

A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda comunica ao público em geral que as acções de emergências terminaram e não foram registadas vítimas. No entanto, os trabalhos de limpeza continuarão sob coordenação da Comissão Municipal de Protecção Civil de Luanda.

A Comissão Provincial de Protecção Civil agradece a todos os organismos públicos e privados, bem como à população em geral, pelo seu engajamento nas acções acima descritas.

COMISSÃO PROVINCIAL DE PROTECÇÃO CIVIL DE LUANDA

AOS 26 DE MARÇO DE 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais